Aos 50 anos, Balneário Camboriú se destaca pela qualidade de vida em SC

Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, comemora 50 anos de emancipação político-administrativa neste domingo (20). O município conta com uma população fixa de 128 mil habitantes e, na alta temporada, com a chegada do Verão, cerca de 4 milhões de turistas se revezam entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, Balneário Camboriú é considerada um dos principais pólos turísticos do Sul do Brasil, recebendo visitantes de todas as regiões do país e do exterior.

A cidade nasceu em 1964, depois de ter sido desmembrada do município de Camboriú, passando a ser Balneário de Camboriú. Em 1979, recebeu o nome atual: Balneário Camboriú.

A cidade passou por várias fases no seu processo de desenvolvimento nas últimas cinco décadas. De acordo com o professor da Universidade do Vale do Itajaí, Marcus Polette, um momento importante para o crescimento ocorreu na década de 1960, com a implantação da BR-101. “Este foi certamente o responsável pelo intenso processo de desenvolvimento urbano que se seguiu”, explica.

A cidade é reconhecida pelas opções de lazer, com restaurantes, bares, casas noturnas e praias, e também pelo setor imobiliário. A intensificação da construção civil começou na década de 1970 e cada vez cresce mais. Hoje, ela tem um dos metros quadrados mais valorizados de Santa Catarina. Esta é a área considerada como a principal responsável pelo desenvolvimento do município, ao lado do turismo.

 São 18 mil leitos divididos entre hotéis, pousadas e casas de veraneio. De acordo com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, as atrações naturais do município são os principais interesses dos visitantes, como a Ilha das Cabras, as praias Central, de Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas e a do Pinho. Esta última foi a primeira praia de naturismo do país. Além disso, empreendimentos públicos e privados permitem vislumbrar a cidade por meio de teleféricos e mirantes. Museus, Centro Cultural e outros estabelecimentos oferecem opções culturais a moradores e visitantes.

À noite, a agitação das casas noturnas é por bares, restaurantes e pubs que atraem visitantes de todo mundo. O comércio, que oferece lojas e centros comerciais funcionam durante os 12 meses do ano. De segunda a segunda, com horários diferenciados do restante do comércio da região.

A praia sempre foi um dos principais atrativos, mas no decorrer dos anos, a cidade passou a diversificar o trade turístico. Ela passou a investiu no turismo de negócios, congressos, eventos corporativos, públicos e  religiosos.

Qualidade de vida e turismo da 3ª idade
A qualidade de vida é um dos diferenciais citados pelos moradores. Balneário Camboriú atualmente possui um dos primeiros lugares do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mais altos do país, de acordo com índices pautados na educação, demografia, saúde, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade social. A expectativa média de vida no município passou de 70,1 em 1991 para 78,6 anos em 2010.

O município ficou com a quinta colocação entre cidades com mais de 100 mil habitantes e ainda é ranqueado na 16ª posição com relação a todos os municípios. A pesquisa foi realizada em 2013 pela empresa Urban Systems que levou em consideração os índices de desenvolvimento ubano em cidades brasileiras.

Talvez por isso, ela seja cada vez mais procurada pelos representantes da terceira idade. Aproximada
mente 20% da população do município é de idosos. Juntos, eles somam aproximadamente 23 mil pessoas. “Dentro dos grupos da terceira idade são realizados bingos, viagens, danças, confraternizações em datas comemorativas e também encontros diários de animação”, explica o secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, Luiz Maraschin.

A secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social em parceria com a Secretaria de Saúde e com a Fundação Municipal de Esportes oferece atividade física na orla da Praia Central com acompanhamento e monitoramento de professores durante a semana.

O Núcleo de Atenção ao idoso (NAI) realiza atendimento de saúde especial para a terceira idade. O objetivo da equipe é proporcionar aos idosos um envelhecimento saudável, ativo e garantir a inclusão social.  

Programação de aniversário
A cidade completa 50 anos neste domingo (20), mas durante todo o mês diversas atividades foram programadas para envolver a comunidade. Entre os eventos realizados estão o corte do bolo de aniversário, com 50 metros de comprimento, shows musicais, apresentações culturais, competições esportivas, casamento coletivo de 50 casais e homenagens a moradores do município.

 

Fonte:www.g1.globo.com

Quer anunciar sua propriedade? Entre em contato conosco!